Equações: Segredos na resolução.

Equação 1

Quem nunca ouviu a frase “se a equação tiver dois números iguais dos dois lados da igualdade, podemos corta-los”?

Sem dúvida esta é uma das frases que mais se ouve no ensino fundamental e médio. Afinal, por que podemos “cortar”?


A explicação é simples. Sabemos que uma equação tem o símbolo de igualdade. Observe na figura, que o sinal de igualdade divide a equação em dois lados. Geralmente deixamos um lado para as incógnitas e outro para as constantes.


Com isso, se adicionarmos algum número de um lado da igualdade, obrigatoriamente, teremos que adicionar do outro lado. Na equação acima, se quisermos adicionar o número 10 de um lado da igualdade, temos que adicionar o mesmo número 10, do outro lado.


Equação 1.1

Logo, quando cortamos o número cinco da equação (Equação 1), na verdade, estamos subtraindo cinco dos dois lados da igualdade.

Por isso que o termo “corta dos dois lados” é usado, ou seja, serve como um modo mais rápido de resolver uma equação. Assim, subtraindo o número cinco dos dois lados da equação, temos:


Observe que ainda não solucionamos a equação, mas esse será o tema de outra curiosidade que postarei para vocês.



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