top of page

Sequência de Fibonacci 

Já parou pra pensar em sequências matemáticas na natureza? Se não, hoje venho apresentar a Sequência de Fibonacci.

Sequência de Fibonacci é a sequência numérica proposta pelo matemático Leonardo Pisa, mais conhecido como Fibonacci: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89… Foi a partir de um problema criado por ele que o mesmo detectou a existência de uma regularidade matemática. Trata-se do exemplo clássico dos coelhos, em que Fibonacci descreve o crescimento de uma população desses animais.


A sequência é definida mediante a seguinte fórmula: Fn = Fn - 1 + Fn - 2 Assim, começando pelo 1, essa sequência é formada somando cada numeral com o numeral que o antecede. No caso do 1, repete-se esse numeral e soma-se, ou seja, 1 + 1 = 2. De seguida soma-se o resultado com o numeral que o antecede, ou seja, 2 + 1 = 3 e assim sucessivamente, numa sequência infinita: 3 + 2 = 5 5 + 3 = 8 8 + 5 = 13 13 + 8 = 21 21 + 13 = 34 34 + 21 = 55 55 + 34 = 89.


A partir dessa sequência, pode ser construído um retângulo, que é chamado de Retângulo de Ouro:

Retângulo de Ouro

Ao desenhar um arco dentro desse retângulo, obtemos, no que lhe concerne, a Espiral de Fibonacci:


Espiral de Fibonacci

Espiral de Fibonacci A verdade é que a sequência de Fibonacci pode ser percebida na natureza. São exemplos disso as folhas das árvores, as pétalas das rosas, os frutos como o abacaxi, as conchas espiraladas dos caracóis ou as galáxias.

Daí vem a pergunta: mais em que é usado/aplicado essa sequência lógica?

A sequência de Fibonacci tem aplicações na análise de mercados financeiros, na ciência da computação e na teoria dos jogos. Também aparece em configurações biológicas, como, por exemplo, na disposição dos galhos das árvores ou das folhas em uma haste, no arranjo do cone da alcachofra, do abacaxi, ou no desenrolar da samambaia.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page