top of page

Testes de Proficiência. O verdadeiro certificado.

Atualizado: 20 de mai. de 2020

Hey guys! Atualmente é impossível não identificar que o inglês é a língua mais utilizada no mundo, principalmente por ser considerado o idioma universal e surpreendentemente é considerado uma linguagem de fácil aprendizado. Assim possuir o domínio dessa língua é essencial para todas as vertentes das nossas vidas, do turismo ao profissional.


Os meios que nos definem como dominantes na língua, que nos certificam são os Testes de Proficiência na Língua. Qualquer pessoa pode se submeter a um teste de proficiência em inglês caso queira validar seu conhecimento.


Porque submeter-se a um Teste de Proficiência?

A língua inglesa já se provou essencial para o dia a dia, tanto em grandes provas como Enem e vestibulares em geral, como para o fortalecimento curricular. Nem sempre a qualidade do seu inglês é avaliada por um diploma de qualquer curso de idioma. Para evitar a aquisição de profissionais e estudantes sem o devido nível de inglês, as universidades e empresas optaram por exigir certificados de proficiência.


São diversos os motivadores que transformam o inglês em uma língua essencial: contatos profissionais por todo o mundo, a linguagem tecnológica, a busca para a expansão dos negócios, entre outros fatores.

A importância do certificado.

Como foi iniciado no bloco anterior, a qualidade do seu inglês não é avaliada por um diploma oferecido por qualquer curso de idiomas, eles não têm valor algum perante o Ministério da Educação (MEC). Para seu inglês realmente ser validado, você precisa de um certificado reconhecido dentro do mercado, ou seja, os certificados de proficiência são os diferenciais no cenário profissional e educacional.


Por isso nós do Curso de Inglês Intense Study voltamos totalmente o preparo dos nossos alunos para a fluência na língua e a preparação para os testes de certificação de proficiência.

Principais Teste de Proficiência do Inglês.

Existem testes de inglês para todos os objetivos e benefícios procurados. Independente do teste escolhido e do objetivo ao fazê-lo, é essencial que o candidato tenha certeza de que está preparado para ele. Todos, apesar de objetivos diferentes, são aceitos em mais de 150 países e diversas instituições de ensino e empresas.


As provas são geralmente produzidas por instituições sem fins lucrativos e aplicadas em centros autorizados em cada país. As inscrições, as datas disponíveis para os exames e os preços atualizados podem ser obtidos diretamente nesses centros. Separei nessa postagem os testes mais comuns.

CORPORATIVOS.
Test of English for International Communication (TOEIC)

O TOEIC mede a sua capacidade de comunicação em inglês, principalmente na área de negócios. Possui um reconhecimento mundial com mais de 5 milhões de prestadores do teste anualmente. Possui um teste abordando o Reading(leitura) e Listening(escuta) como um dos mais aplicados entre os seus testes. Segue a seguinte tabela de conteúdo de tempo de prova:

Conteúdos, formato e tempo dos testes de Reading e Listening do TOEIC. Imagem retirada da fonte original.

O TOEIC também possui o teste de Speaking (fala) e Writing (escrita) com o seguinte cronograma e conteúdo de aplicação:

Conteúdos, formato e tempo dos testes de Speaking e Writing do TOEIC. Imagem retirada da fonte original.

Mais de 5 mil instituições em todo o mundo reconhece o TOEIC como certificado de proficiência.

ACADÊMICOS
Test of English as a Foreign Language (TOEFL).

O TOEFL possui uma vertente voltada para a avaliação em cima de um inglês acadêmico. É um dos testes mais procurados no mercado, o que não desmerece os outros testes aplicados pela Educational Test Service (ETS). A versão do teste mais aplicado é o TOEFL ITB (Internet-Based Test), feita em computador com duração de 3h, avaliando expressão oral, compreensão oral, escrita e leitura.

Seções de aplicação do TOEFL ITB. Imagem retirada da fonte original.

Mais de 10 mil universidades e outras instituições em mais de 150 países aceitam as pontuações do TOEFL®. Outras organizações também se baseiam nas pontuações do TOEFL.

International English Language Testing System

O IELTS foi criado pela Universidade de Cambridge e é administrado pelo British Council, possui a vertente acadêmica, mas também um teste de inglês geral voltado para o profissional. Trato o IELTS como a versão europeia do TOEFL, principalmente por possuir, assim como o TOEFL, um sistema de aplicação baseados nas 4 seções: expressão oral, compreensão oral, escrita e leitura.


Como estudar para o teste?

O estudo para esses testes não foge da vertente comum de estudo para qualquer teste de qualquer disciplina e matéria. A principal arma que você terá para aplicar um bom estudo do inglês é a dedicação. Sem dedicação nada funciona. O inglês não deve ser tratado como algo totalmente secundário, mas como um estudo fixo e vitalício, somente assim o nível alcançado, a fluência alcançada e o certificado de proficiência vigente terão valor perante os solicitantes.


Defino alguns passos que devem ser seguidos para alcançar uma boa pontuação nos testes de proficiência:

  1. Prática com testes anteriores;

  2. Conhecimento gramatical da língua(nesse passo não estou me referindo a regras precisas da gramática, mas sim a noção de estruturação gramatical da língua, o suficiente para construções coerentes e usos do idioma);

  3. Pratique a compreensão oral (considero um dos passos mais primordiais, tudo começa na compreensão, na escuta);

  4. Exercite a expressão oral;

  5. Direcionamento de estudo.

Encontro no tópico 5 um das essências do estudo do inglês o direcionamento de um estudo, educação de estudo. Nós do Cursos Intense Study entregamos cursos de inglês totalmente voltados para todas as vertentes, níveis e objetivos dos estudantes, mas todas se encontram em um objetivo central: fluência e certificação de proficiência. Visamos levar o aluno avançado até o seu clímax de domínio da língua assim como levamos o aluno sem qualquer conhecimento do idioma até o domínio pleno do mesmo, focados na qualidade acima de qualquer coisa.


Espero que tenham desfrutado de um bom conhecimento sobre os principais Testes de Proficiência do Inglês, mas informações encontraram nos sites dos respectivos testes clicando no logotipo de cada um encontrado nessa postagem. Interessados em algum de nossos cursos, desde o básico ao avançado ou do avançado a certificação entrem em contato conosco.

Enjoy your studies! See Ya!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page