top of page

Equações: Segredos na resolução - Parte 2

E aí pessoal! Como prometido estou voltando com a parte 2 do “Equações: Segredos na resolução”.

A equação acima se trata de uma equação do primeiro grau. A mesma está postada na publicação sobre “Equações: Segredos na resolução”.


Já sabemos que em uma equação, o sinal de igualdade “divide” ela em dois lados e que visto frontalmente, chamamos de lado esquerdo da igualdade e lado direito da igualdade. Como mostro abaixo:


Com isso, para resolvemos a equação, teremos que subtrair o 4x dos dois lados da igualdade. Logo teremos:


Calculando, chegaremos ao seguinte resultado:


Observe que queremos apenas o valor de “x”, mas a equação nos dá o valor de “3x”, que é zero. Como achar apenas o valor de “x”?


Anteriormente, subtraímos “4x” dos dois lados da igualdade, agora vamos dividir ambos os lados por “3”. Com isso teremos:



No lado esquerdo da igualdade, temos uma fração, que muitos alunos têm dificuldades em resolver. É simples, imagine que o “x” é a mesma coisa que uma maçã. Logo teremos três maçãs. Assim, se tenho três maçãs e tenho que dividir para três pessoas, quantas maçãs terei que dar para cada pessoa? A resposta é uma maçã para cada pessoa. Agora é só trocar a maçã pelo “x”, ou seja, “3x” divido por “3”, o resultado é “x”.

Assim, o lado direito da equação será zero, pois, se eu não tenho maçã, logo eu terei que dar "nada" (zero) para as três pessoas. Por fim, chegaremos ao resultado da equação, que é:





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page